
Programas de letramento, leitura e produção textual
Ateliê de leitura e produção textual para adultos
O programa de ateliê de leitura e produção textual para adultos tem como objetivo promover reflexões e debates sobre temas contemporâneos em uma perspectiva decolonial, através da leitura de textos literários e críticos, e de produção textual. Ao longo das quatro semanas de ateliê, proporcionaremos um espaço de diálogo e criação no qual a memória, a experiência migratória e os afetos se convertam em narrativa, problematizando a centralidade de discursos hegemônicos e valorizando vozes historicamente silenciadas, abrindo caminhos para que os participantes se reconheçam como autores de suas próprias histórias e protagonistas na produção de conhecimento.
Cronograma: 4 encontros de 1,5h cada. Início em 10/01/2026 (sábado) às 10h.
Formato híbrido: encontros na Maison de l'Amitié, 120 Duluth Ave E, Montreal, Quebec H2W 1H1 e on-line.
Público-alvo: brasileiros a partir de 18 anos.
Investimento: 120CAD
As inscrições estão abertas! Por favor, envie um e-mail com nome completo e data de nascimento para ola@letraraiz.com, para receber as orientações sobre pagamento.
EscriTerapia para mulheres
EscriTerapia é uma prática de escrita voltada ao autocuidado, no qual as palavras funcionam como instrumento de expressão, reflexão e elaboração emocional. O ateliê de escriterapia combinará elementos da criação literária e da escuta para transformar experiências em narrativas que promovam autoconhecimento, bem-estar e sentido de pertencimento. O objetivo será de oferecer um espaço de acolhimento e criação para mulheres brasileiras imigrantes.
Cronograma: 4 encontros de 1,5h cada. Início a definir.
Local: a definir (em Montréal).
Público-alvo: mulheres brasileiras imigrantes a partir de 18 anos.
Investimento: 120CAD
Letramento afetivo para jovens brasileiros
O programa de letramento afetivo para jovens brasileiros alfabetizados em outro idioma tem como objetivo promover o estreitamento com a língua portuguesa falada e escrita, gerando um fortalecimento da identidade, do senso de pertencimento e de reapropriação simbólica, além de proporcionar maior familiaridade com a língua portuguesa escrita.
Inspirado na pedagogia do educador brasileiro Paulo Freire, o projeto Letra Raiz parte do princípio de que não há educação neutra: ou ela reforça estruturas de opressão ou contribui para sua transformação. O letramento de jovens imigrantes brasileiros, neste sentido, não se restringe ao domínio técnico da língua, mas busca criar ferramentas para que os jovens leiam criticamente o mundo, questionem desigualdades e reconheçam sua voz como parte da luta por justiça social. Alinhado a perspectivas decoloniais, o curso valorizará saberes e identidades marginalizadas, problematizando narrativas hegemônicas e estimulando a produção de discursos que afirmem pertencimento, resistência e emancipação.
Cronograma: a definir.
Metodologia: as atividades terão três grandes eixos: leitura e escuta de músicas, contos, poemas e materiais audiovisuais; produção textual e oral e atividades dinâmicas como jogos linguísticos, colagens, debates e apresentações.
Local: a definir (em Montréal).
Público-alvo: jovens brasileiros de 12 a 17 anos.
Investimento: 150CAD