De onde a gente veio

Letra Raiz levou seis anos para amadurecer e se tornar este projeto que você lê neste momento.
Desde o início, ele tem como ponto de partida meu imenso apreço pela cultura brasileira — pelas culturas brasileiras, no plural, em suas diversas manifestações. Nascida em Salvador, crescida nas periferias do Rio e com uma passagem pelo Sul do Brasil, foi transitando entre sotaques, etnias, ritmos, crenças, cores e também em classes sociais distintas pelo Brasil que surgiu em mim o entusiasmo de consumir, celebrar e de partilhar as riquezas e a graça da nossa terra.
Após anos de experiência como docente e como editora de livros, sobretudo de literatura, a experiência como imigrante refinou o entusiasmo transformando-o em propósito: é observando os jovens e adultos brasileiros vivendo no exterior que percebo necessário um projeto no qual celebremos a língua e tudo o que ela nos proporciona.
Se é através do verbo que materializamos nossa existência, e se o pessoal é político, a reapropriação da língua portuguesa é uma ferramenta poderosa para a nossa autoestima, nosso senso de pertencimento, nosso estreitamento afetivo consigo mesmos e com o mundo ao nosso redor. Inspirando-se na pedagogia de Paulo Freire, o projeto parte do princípio de que a educação nunca é neutra: ela pode reproduzir sistemas de opressão e de desigualdade ou abrir caminhos para a emancipação.
Em Letra Raiz, a língua portuguesa brasileira é uma ferramenta de consciência crítica, onde cada jovem e adulto é convidado a ler o mundo a partir de sua própria experiência, mas também de dialogar com outras. Ao valorizar saberes, histórias e identidades muitas vezes marginalizadas, o projeto assume uma perspectiva decolonial, questionando narrativas hegemônicas e fortalecendo a capacidade dos participantes de se reconhecerem como sujeitos ativos, capazes de transformar suas realidades e protagonizar sua própria narrativa no mundo.
Já diria um provérbio africano: "Se você não sabe para onde vai, ao menos não se esqueça de onde veio". Língua Raiz é um chamamento à celebração de nossas origens, nossas raizes, à leitura do mundo e ao pensamento crítico em busca de uma sociedade mais igualitária e amorosa.